terça-feira, 12 de maio de 2009

UMA GUERRA DE CORES E SANGUE


A Pichação chegou a Belém do Pará, no inicio dos anos 80, provavelmente proveniente do Rio Janeiro , onde a cena já havia começado á alguns anos antes, provavelmente trazida por jovens que na época estavam na febre do movimento punk,e outros surfistas que visitavam aquela cidade, isso se sabe por que os primeiros escritores de Belém, em sua maioria eram surfistas ou punk´S, no ínicio era apenas uma caligrafia simples, com nomes próprios ou apelidos(foto ao lado), mais logo, logo essa escrita foi ganhando acessórios como raios ,setas e tridentes, letras ganhando expressões com olhos,línguas, expressando raiva, tristeza ou ódio, sentimentos que povoavam a cabeça daqueles jovens encantados pela nova maneira de se expressar nas ruas de Belém, nessa primeira fase se destacaram alguns nomes como JAO, JUCA, PIF, CEBOLA, JERRY, AGITO, GATO FELIX, MAX (Anarquia), RAPA,ZIP ZAP,CLARIE RIP entre outros guerreiros, e também as primeiras siglas ou símbolos de turmas de pichação como BAN, TERRORISMO(uma das gang s que mais causou pânico em belém e uma das mais temidas da época),QUIK SILVER, RATOS DO BARULHO, CÓLERA, TURMA DOS CONSIDERADOS, TURMA DO SUJÃO, VANDALISMO, no inicio dos anos 90, com a cena crescendo,novos nomes surgindo e os espaços se limitando, inicia se uma nova fase ,reunidos em grandes gang´s como VANDALISMO,DD,e rivais como R.B e Q.S,no qual existiam mais de 400 integrantes e de outro quase 300, assim estava aceso o estopim,começava uma guerra nas ruas e nas telas das avenidas principais, onde ate os dias de hoje existe dividida em três facções,VANDALISMO E SUAS UNIÕES,DEMÔNIOS DA MATINHA E SUAS UNIÕES,QUIK SILVER E SUAS UNIÕES,Na época se destacaram alguns nome como TREME ,PANK,PET,DEMY,CIFO, BOB, RATHEIF, POLF,LOUCÃO,SPOK,SCOTT,FUMO entre tantos outros nomes importantes, na obrigação de colocar Sua marca sobre a do rival (Queimação) em uma disputa em grupo ou individual onde o objetivo principal e desaparecer com a marca do outro escritor da cidade,e com os símbolos das gang`s rivais...assim dominando todas as áreas com seus Rabiscos diferenciados,ai começou a era de graffitar os riscos , e tambem uma forma de demostrar coragem daí surgindo uma maneira única e original de se Pichar,,nascendo assim um dos estilos mais originais do Brasil,,nessa corrida pela fama ,tinha três regras básicas,,,a Mais alta e maior número de escaladas, a maior Pichação (lapada) e quantidades de Pichações espalhadas pelas cidade. A violência também faz parte desse jogo com varias Baixas de ambos os lados, com perdas importantes como, Aipi, Mosaico, Bock, Loose, Nora,(Continua)

100 comentários:

  1. muito interessante essa historia ,querendo ou nao isso é um documento valioso para historia be belem e de quem acompanhou a decada de 80

    ResponderExcluir
  2. o velho paulo doido,muito doido ,o bigode e o gato filix, e boy, acima na outra folha o plebe eo kaveira a tela de cima é na mundurucus. ainda tem algumas de 1985 que estao na city.ex.agito .bug.kiko bam o fundador da bam na prça da bandeira

    ResponderExcluir
  3. GRANDE "ARABISCO"... RELEMBRANDO OS VELHOS TEMPOS DAS MAIORES GALÉRAS DE PICHADORES DE BELÉM DO PARÁ!! GRANDES GALÉRAS COMO R.B, Q.S, VAN, D.M E ETC... E GRANDES NOMES COMO RATHEIF, PANK, DEMY, TREME, LOUCÃO, SPOK, RAPA E MUITOS OUTROS QUE NUNCA SERÃO ESQUECIDOS NESSE GRANDE MUNDO DE HISTÓRIA QUE FOI E AINDA É "A GRANDE GERAÇÃO DE PICHADORES DE BELÉM DO PARÁ" ASS: "O IMITADOR"

    ResponderExcluir
  4. NÃO ESQUECER JAMAIS "MOSAICO" DA Q.S. E OUTROS SEAX DA C.R.;RIF DA VAN;DAM DA SUJÃO;REVOLTADO DA R.B.;CICA DA S.A.;MP DA B.D. E MUITOS OUTROS E MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR DESDE 1990...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. tudo pode acontecer com estilo do norte..cores e a atitude e gostar de fazer ...mas um pra ficar na história ..Robson duarte(MEGA)..

    ResponderExcluir
  7. FUI PICHADOR DESTA EPOCA MEU NOME ERA SHOW DA BAN,E DA FALANGE,DOS CARAS DE PAU,COMO BRIZA,FAQUI,BISPO,TUBARAO,SAPO,GEDAY,TOBA,CUDOIDO,TODOS ERAM CONHECIDOS NA CITY,COMO CRAUDIADORES DO SUBURBIO DE BELEM,NESTA EPOCA NOS IAMOS MUITO PARA AS DANCETERIAS COMO PARÁ CLUBE NA LOMAS,VOOM VOOM DA PRAÇA DA REPULBLICA,FEIRA DO AÇAI ONDE ALI SE ENCONTRAVAM A MAIORIA DOS PICHADORES DE BELEM NA DISC.DO SOBRADO ONDE ERA TODO PICHADO,IAMOS TAMBEM PARA A PLAYHOUSE,E CHOOPHOUSE,ONDE ACONTECIAM MUITAS BRIGAS DE GALERAS POR CAUSA DE MULHERES DO SETOR DO BAIRRO DA MARAMBAIA ONDE EU MORAVA,PRATICAMENTE FUI O FUNDADOR E LIDER POR ALGUM TEMPO DA TURMA DOS CARAS DE PAU DA MARAMBAIA,E TAVARES BASTOS,TUDO ISSO COMEÇOU EM APENAS NUMA SALA DE AULA PICHANDO O QUADRO DOS PROFESSORES,MAS TUDO ISSO ACABOU,PENA PRA ALGUNS Q SE FORAM Q FIQUEI SABENDO,OUTROS TIVERAM RUMOS DE GLORIA,HOJE SAO PAIS DE FAMILIA E CRENTES EN CRISTO JESUS,COMO ROLO,SADICO,CEARA DA SAT,O MANO,O CAPETA,O MASP PORRA HOJE ELE E PROFESSOR DE JIUJITSU NO JURUNAS,EU HOJE DOU GLORIA A DEUS SER UM HOMEM DE FAMILIA,POIS SOU CONFEITEIRO DE PADARIAS EM MANAUS,MUITO OBRIG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deuzimar é o mesmo q tá no grupo do MASP ? O SHOW ? Ass XISTO DA R/R

      Excluir
    2. Esse conhece nossa história, muito bacana mano Show . Grande abraço do brother Bláu 🤝

      Excluir
  8. MUITO BOM COMENTAR HISTORIA VERIDICAS DO PASSADO Q NÃO VOLTAM MAIS,MAS É BOM RELEMBRAR AMIGOS Q NÃO VEJO Á DÉCADAS OS VELHA GUARDAS COMO PLEBE,SPYDER,ROLO,MEU DA NATIVO,PAULODOIDO,BETOTX,KIKOBAN,AGITO,TUBE,JUCA,LOBINHA,LAGUNA,BUG,KPTA DA FALANGE,ZET,PAULOHANGLOOSE,COBRA DA NATIVO,COBRA DO ANARQUIA,BIGODE,VUDALACK,FALCÃO,CANALHA,VMPIRO,CORÓ,BOZO,TICO,FINO,BALA,FOGO,CEARÁ,VALENTE,GRILO,REDMAN,REDHOT,BETOBOLT,BELO DA BAN,VANDALO OLHO,VANDALO GAIVOTA,CEZR DA FALANGE,EDU DA FALANGE,MARCELO DA FALANGE,PARABENS A TODOS POIS FUI CONSIDERADO MUITO NO MEIO DELES,MAS NUNCA ELES ME FIZERAM MAU ALGUM POIS FUI UM PICHADOR CONSIDERADO PELA TERROR,BANDEIRA,CAN,BC,C.P,DS,MAS NUNCA FUI DE MUITA ONDA,MAS MESMO DE MUITA CURTIÇAO,DO NOSSO TEMPO NÓS NÃO FAZIAMOS MUITA CAGADA,ERA SÓ PINCHE PAGAÇÃO,ERA TANTA Q ERA SÓ VELHA GUARDA,E NÃO TINHA ESSA ONDA DE QUEIMAÇÃO,MAS SO DE AMIZDE,PODE CRER QUEM CURTIU CURTIU,QUEM NÃO CURTIU ISSO PARA MIM VAI FICAR SÓ NO ANONIMATO.AGRADEÇO A DEUS POR TER ME SALVADO DESTA ONDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns meu nobre e até hoje ainda eis muito considerando. Um grande abraço meu nobre amigo.

      Excluir
  9. ESSA HISTORIA PARA MIM TEM RELATO,POIS OS Q ME CONHECEM SABEM,Q SEMPRE FUI DO ESTILO AMIZADE,EU ERA DO TEMPO DARK,PUNK,NÃO TENHO FOTOS DAQUELA EPOCA SE ALGUM INTERNALTA TIVER POR AI VAI PODER ENTENDER OQ ESTOU QUERENDO DIZER,IAMOS PARA AS DANCETERIAS,QUANDO CHEGAVA A MADRUGADA NÓS SE REUNIAMOS ATRÁS DO TEATRO DA PAZ,SAIAMOS DE 2 EM 2,PARA PICHAR A CIDADE,CONFESSO Q LEVEI MUITA GENTE PARA ESSA SACANAGEM,POI MUITOS DESEJAVAM ESTAR COMIGO SEMPRE,CHEGUEI ATÉ FAZER RABISCOS PARA ALGUNS DOS MEUS CONSIDERADOS,COMO O PICO,BOGA,TROLA,DK,SHOW FOI UM DOS MAIORES CONSIDERADOS DA TAVARES BASTOS,MAS NUNCA DE ONDA MAS SEMPRE NA DELE(TRANQUILO)NOSSA MAIOR REUNIAO ERA NA PRAÇA DA BANDEIRA,LÁ NOSSA REUNIÃO ERA PARA SE CONHECER MELHOR,LEVAVAMOS NOSSAS AGENDAS PARA OS PICHADORES ESCREVEREM,NESSA REUNIÃO CONHECI DE PERTO UM AMIGO ,AS CHEGADO Q UM IRMÃO(KIKOBAN)DONO DE UMAS DAS LOJAS DA LAGUNA BEACH,ME RECORDO DE MUITAS DESCIDAS E UMA DELAS ESTAR NA TELA DA TUNA LUSO NA ALMIRANTE BARROSO,EM FRENTE DO EXÉRCITO,ESSA TELA TODO MUNDO QUERIA RISCAR,ERA O ALVO DA EPOCA,UM DIA DESCI COM UM AMIGO CHAMADO BIGODE,NESTE CARRO ESTAVA O ATRO,KAVEIRA,VULCÃO,CHEGAMOS NA TELA DE CARRO É CLARO,NA FRENTE DOS P.E,NA CARA DE MADEIRA,TODO MUNDO PINCHANDO NO MEMO MOMENTO,O PLEBE FOI O PRIMIRO,O COBRA O SEGUNDO,BIGODE DEPOIS,DEPOIS NOSSO GRUPO,EU FUI O ULTIMO SO JOGUEI AS INICIAIS POIS NESTE INSTANTE A SUJEIRA SE DEU POR CONTA,UNS CORRENDO DE UM LADO PARA O OUTRO,SUJOU,SUJOU,ENTRAMOS NO NOSSO CARRO E SE MANDAMOS,NO OUTRO DIA FOMOS VER COMO FICOU AS OINCHAÇOES,POR MUITO ANOS FICOU RISCADA ESTA TELA DO MESMO JEITO,MAS HOJE CONFESSO NÃO SEI COMO ESTAR,AINDA TENHO MUITA HISTÓRIA PARA CONTAR É SÓ ME ADCC,PANTOJAO360@HOTMAIL.COM,VC SABERÁ QUEM VERDADEIRAMENTE SOU,GRAÇA E PAZ.

    ResponderExcluir
  10. Época legal, fui pichadora em Belém...grandes lembranças, conheci pessoas muito bacanas como entre outros masp, mosaico, Rapa, libra six, scoot, velho scoot, que hoje é professor, meu amigo de profissão, assim como libra que é um grande pedagogo, infelizmente muitos conhecidos da época não tiveram a mesma sorte, que pena.
    Um grande abraço a todos

    ResponderExcluir
  11. os primeiros sempre serão os primeiros tempo bom ñ volta mas tempo da conpany b do circulo militar da shopp house valeu alamo rb e dr vn

    ResponderExcluir
  12. Muito bcn. Nos anos 90 morei em Belém e vi vários trabalhos dos artistas mencionados no artigo. Valeu!

    ResponderExcluir
  13. Bacana!!! mas faltou falar de galeras como BD (BEBÊ DIABO) GUAMÁ, onde comecei descendo com o SIX e outros, depois ele virou RB e eu ARRUAÇA(cremação), outra das mais velhas de Belém e que faltou citar aí. Valeuuu. Ass: TR..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. fui BD e logo após virei FALANGE
      ela não morreu

      Excluir
    3. Vc tá correto amigo , inclusive a BD teve em um de seus fundadores o meu amigo q era da R/R também, o MAU da BD , ele jogava uma carêta de uma cabêça maluca tirada da capa do meu Disco do VÍRUS 27 . Mau da BD . Lembra?

      Excluir
    4. O MAU da B.D iniciou na R/R depois foi fortalecer a Bebê Diabo. Hoje é pintor , continua no ramo artístico mas de uma maneira mais profissional das CÔRES (rsrs) . Realmente ele tirou essa carêta do meu vinil virus 27 de punk rock em 86 Ass:

      XISTO R/R

      Excluir
  14. tBM fui pixador dos anos 90, meu risco era EIF eu, era VAN de ANANINDEUA, DR DO PAAR, LM DO 40HS ERA MUITA ONDA MESMO NESSE TEMPO CLUBE DE NATAÇÃO, BRODWEIL e outras decenterias da epoca Chopp house.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu era o FACE da VAN do curió, sempre andava com o PET, DEMY, AIPI

      Excluir
    2. Conta mas sobre essas histórias queira fazer um vídeo contando sobre as gangues de Belém eu só me lembro das ganges do final dos anos 90 no tempo que eles curtiram regue.

      Excluir
  15. epoca que não volta mas,eu era pinchado e riscava baik dm da matinha,os sons era louco so mid back so lembranças que ficam,dm so era muleque doido,so responsa,galera de queixo,

    ResponderExcluir
  16. Sou pixador de sp adm do www.megacaos.com parabém pelo artigo é legal conhecer um pouco mais do movimento em outros estados

    ResponderExcluir
  17. Alguem sabe oque fazem hoje os artistas da imagem acima?
    - Paulo Doido
    - Gato felix
    - plebe
    - Kaveira
    - boy
    - Bigode

    Se alguem souber posta ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu bebo direto com o gato Félix mas qndo está bêbado fala alto pra caramba e enjoado e boi eu estudava com ele encontro ele com muita frequência e ainda faz confusão

      Excluir
  18. Na tavares era DS e uniu com DD. Briza, faki, bispo, ziba, caco, xara, duba, gedy, lara, polf, arabi, retheif, beto, elo, regy

    ResponderExcluir
  19. Alguém aí se lembra da galera MLL movimento de libertação do lêpo?

    ResponderExcluir
  20. Fui pichador de 87 a 92, e vi muita coisa acontecer conheci o Juca, o Jao, o Rapa e outros dessa época. São quase 28 anos de história de pichação na grande Belém, muitos já estão na sepultura. Hoje sou um servo de Yaohushua, o único verdadeiro Salvador. Meu face é achi.ferreira@yahoo.com.br.
    Um abraço para toda a galera de Belém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Jao era um moléquinho que entregava os famosos para o PM PAULO BRASIL, na época ele foi considerado o traidor do movimento! Ele era apadrinhado do PM PAULO BRASIL que perseguia os pixadores no CAN , no CENTUR, na FEIRA DO AÇA, em todos os points ele perseguia por iniciativa própria, só pra fazer o mal . Esse PM PAULO BRASIL uma vez quebrou o MARCHADOR no CAN derrubado pelo JAO ass XISTO da R/R www.tavares7@gmail.com










      Excluir
    2. fala xisto aqui é o drago mano! caraca faz tempo hein? tbm era mulekinho na época, mas, lembro do jao e do Paulo brasil quebrando altos negos,isso tirou a paz da galera do can...lembro de quando ele deu um pau no max e no gang 90, nessa época,andavamos eu o tigrão direto com o masp!

      Excluir
    3. Fala meu amigo DRAGO da R/R entra em contato com meu email
      q é o marcelotavarespa@gmail.com
      Porra cara , quero falar contigo e teu primo TIGRÃO . O APOLO tá morando no VERDEJANTE vou atrás dele também. Recente encontrei o ALF e formamos nosso grupo da R/R de zap . Pretendo reunir pra gte fazer a festa da nossa RATTUS DE RUA ! To no grupo do MASP encontrei ele esse mês ainda .

      Excluir
    4. Deixa aqui teu FACE e do TIGRÃO também

      Excluir
  21. Ei Deuzimar Pantoja, vivenciei essa época e , inevitavelmente, conheci alguns pichadores. Gostaria de obter mais informações sobre isso, para quem sabe escrever um livro. Como faço para me comunicar com você. forte abraço! Carlos Monteiro

    ResponderExcluir
  22. E a atalaia e a bailick que foi a primeira galera de Belém junto com a terror.

    ResponderExcluir
  23. Os camaradas:leal,papo,sena,papa,capeta,papão,pixote e coióte pank era muita zuera na over nait,espectron e no Club de natação by bidu da atalaia

    ResponderExcluir
  24. 1986! Começava a fébre dos pixadores em Belém do Pará...Nesse tempo a SUJÃO (Ovo, thoba,Lampião,etc...) dava uma esfriada e a ANARQUIA (Paulo Doido, Cebôla,Spyder,Cobra,Cão,ynot,etc...,) havia se dissolvido, ficando em seu lugar o CAN,(com alguns remanescentes da ANARQUIA, Que não duraria muito tempo), foi quando o KIKO BAN, junto com alguns parceiros do colégio Modêlo, outros da SUJÃO, outros como o Bélo , tócha, o meu amigo tax's, e mais alguns da extinta ANARQUIA,, resolveram formar a BAN (Praça da Bandeira) que viria a ser até aquele momento, a UNICA turma na ativa da cidade! Acontece, que um cara que era muito fã do RAUL SEIXAS resolveu, juntamente com amigos da rua onde trabalhava), amigos esses como Apollo, tigrão, Drago,Cocão, mais alguns do colégio LIDER (Pheio, ou Poluição Sonóra Fóra Bréga ou simplesmente Antonio Furtado de Barcarena , Cia, tio Líba, Piôlho, Astro, Diabo, que depois viria ser o Mau fundador da Bebê Diabo juntamente com a Zel, juntando a isso mais alguns do bairro do Jurunas onde morava, amigos como Nat, Amaral ou Rato,Beiço, o Rerinho Lixo,Renato Russo, dois irmãos Blod e Cox, o Junior e o Alexandre, Mêgo ou Chamêgo, o Pôdre, o Pajé/Varlindo, o Átomo,etc...) formar a S/A Sociedade Alternativa , que a príncipio seria uma mistura de encontro de jovens da pixação, mudamos o nome da gang p/ Rattus de Rua R/R em homenagem a uma banda punk Rattus da Finlândia. Fundamos a R/R. Depois da noite da fundação, duas turmas se dividiram: eu fui p cidade vélha com alguns amigos, enquanto que o Piolho,Cia,Apollo e Tio Liba foram p av Nazaré onde o Tio Liba que estava iniciando, deu uma queimada federal no Néco e alguns outros da BAN, num total desrespeito com os caras que nós nunca tínhamos brigado e nem conhecíamos...Pode? Isso gerou uma grande guerra, pois um bélo dia eu ia passando com a capa do meu caderno pixado, á mostra mesmo, com a intenção de eles verem a minha pixação e quererem me conhecer, pois até o momento eu não sabia o que os meus amigos da R/R haviam feito. Não deu outra, eles realmente viram e vieram todos p/ me quebrar...Mas o líder deles (KIKO) sem me conhecer me apadrinhou, pois sabia que minha pixada não tava na confusão, mas eles queriam falar com o Piõlho. Avisei o Piõlho e fomos lá noutro dia com a intenção de nos desculpar, mas eles foram covardes e partiram p quebrar o Piõlho que correu p o quartel da praça da Bandeira e mais uma vez o KIKO me apadrinhou! Reunimos com a galéra da R/R, e INVADIMOS A BAN, lógo depois eles pegaram o APOLLO, e tudo saiu do contrõle onde nem eu e nem o KIKO conseguimos mais segurar nossas galéras, iniciando assim a primeira RIXA de pixadores de Belém. Depois surgiram novas turmas como Falange do amigo Refém , Gang do suburbio do amigo Agito da Marambaia, que depois fizeram a primeira fusão de gangs com a Falange do Suburbio, Nativo com MAX, irmão da Claire Rip ,meu amigo MASP (apadrinhado da R/R, saimos p mosqueiro juntos com tigrão, Apollo, Drago), O MASP mora na cremação e pixou a viatura do temido patam, veio a temida Terror do Juca, a ARRUAÇA do Geléia, hoje DJ de aparelhagem mora na Cremação, que era da mesma galéra dos irmãos meus chegados lá do tempo do can Salim AC/DC e Salem, juntamente do meu amigão falecido ÔVO, que morreu em Marituba com vários tiros,muitas saudades do ÔVO meu amigo rockeiro do CENTUR,.. , o KIKO é dono de loja e por incrivel que pareça nunca fomos inimigos... o amigo APOLLO é vigilante, Cox é motorista da SAMU, MASP é professor de luta, no bairro do UNA tínhamos as duas garotas de Onda braba mesmo, NIOK e MEIRE, a NIOK teve a casa invadida por outra turma rival, mas hoje ela é professora, a Meire que na época era namorada do CANIBAL agóra é enfermeira no DIVINA PROVIDENCIA,Saudades daqueles tempos que não voltam mais... contactar www.tavares7@gmail.com eu sou o" XISTO da R/R"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc lembra do TOP ele era R/R hoje ele é evangélico e cabelereiro e nunca se mudou do guama

      Excluir
    2. Estudei no colégio Líder em 92/93 lembro que o trovão pichou em uma casa na frente do colégio e foi muita onda nesse dia.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Depois de muito tempo que a matéria saiu tomei conhecimento hoje o Teb que éramos da época anos 80 me mandou. Até vejo que você esclareceu muito bem o cenário da pichação, mas o próprio escritor da matéria faz uma certa confusão entre período e surgimento de alguns da foto e citados no início do texto. São muitos que não foram citados que no cenário de 87 foram considerados na anarquia inícialmente. Valeu! Bug da Anarquia, Ban, g.s.

      Excluir
    8. É isso aí Bug, show de bola esse material não é mesmo, parabéns galera. Sou o Teb da Ban, saía muito com o Caco da Ban. Muita andrenalina vivida nessa época. Kkk

      Excluir
    9. Quem me apresentou esse material foi meu amigo Costa da Urbana.

      Excluir
    10. O TOP ... Lembro sim amigo , ele era R/R , foi meu amigo na época, quem me apresentou ele foi o MAU BD q nessa época era da R/R e jogava DIABO R/R , depois ele trocou pra MAU. Belas lembranças do TOP R/R ... rsrs Ass XISTO 86 R/R

      Excluir
    11. Meus parabéns XINTO você é um verdadeiro ARQUIVO.

      Excluir
  25. PARABENS PELO TEXTO XISTO...exelente relato do q rolou naquele periodo...a verdadeira historia da primeira rixa de pichadores de belem..depois q rolou brigas e violencia..a pichaçao perdeu muito do brilho daquela época..é noix...KIKO ban

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo Kiko ban . Um dia agte se encontra por aí pela cidade ! Quem sabe agte não joga algumas na city só pra lembrar? Kkk Muito legal nosso tempo de agito !

      Excluir
  26. É ESSA HISTÓRIA DO CAMARA AI EM CIMA É BACANA, MAS A PRIMEIRA GANGUE DE BELÉM FOI A BAILIQUE, ISSO TODO PIXADOR SABE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a bailique era muita onda pelos relatos que eu escuto por aí os caras eram o terror de Belém

      Excluir
    2. Realmente amigo , a BAILIQUE é muito mais antiga , mas aqui não estamos falando somente de Gangs entende ? Pq gang por gang até meu pai foi de uma nos anos 60 , gang de lutadores de rua . Aqui estamos falando de gang mas de PIXADORES e a BAILIQUE era considerada pela violência mas nunca na vida foi gang exclusivamente de pixadores entende? Eles invadiam colégios no final dos anos 70 e comecinho dos 80 , mas ficaram velhos e arranjaram família

      Excluir
  27. Boa noite Galera, Sou da década de 90, mas precisamente, 96,97 e 98. Ex. C. Velha A metro era o veneno, muito pânico.

    ResponderExcluir
  28. passando para deixar um comentario nao esquecendo umas das mas antigas gangs que fz parte na adolescência OSAT organizaçao satelite... hj professor vj cm tristeza a perda de muitos irmaos que ja se foram ... dx um abraco a tds que nss vd seguem.. do amigo THOR hj agito da baixada.. hj Psicopedagogo...

    ResponderExcluir
  29. passando para deixar um comentario nao esquecendo umas das mas antigas gangs que fz parte na adolescência OSAT organizaçao satelite... hj professor vj cm tristeza a perda de muitos irmaos que ja se foram ... dx um abraco a tds que nss vd seguem.. do amigo THOR hj agito da baixada.. hj Psicopedagogo...

    ResponderExcluir
  30. Aqui eo giluk da vn da vila... todos esqueceram do maio pixador de Belém que fui fã KOND... muito risco

    ResponderExcluir
  31. Aqui eo giluk da vn da vila... todos esqueceram do maio pixador de Belém que fui fã KOND... muito risco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O magrelo era foda nas telas,bem lembrado msm,mano konde

      Excluir
  32. Pode crê,esse documentário é muito louco,,,só qm viveu essa época é q sabe o quanto a gente viaja lendo essa história... Q,S..

    ResponderExcluir
  33. vocês souberam que o cifo morreu faz pouco tempo

    ResponderExcluir
  34. Mas sem dúvida a QUIK SILVER hj em dia é a maior gang de Belém...

    ResponderExcluir
  35. Fui pichador por pouco tempo, de 92 à 93. Mas desde antes já me interessava pelos riscos na cidade e pelas histórias dos caras. Aquele começo até os anos 90 só tinha lenda, é muito bom ouvir a galera aí contar a história desse submundo de Belém que só quem curte se interessa, infelizmente, porque se conta a história da juventude de Belém. Eu morei até 1999 primeiro no Cj. Val Paraíso e depois no Una. Conheci o finado Mosaico ( ele morreu em dezembro de1992) ele morava na quadra 5 do Val Paraíso, o cara era muito gente boa, toda a galera do Val gostava dele, e ele apadrinhada a gente lá com os moleques do Una.O Pampa começou com ele. Teve também uma rixa dele com o Plebeu e depois com o Careca da Falange. Antes de ser da Q.S, onde foi líder; ele fundou a Psicose. Tinha também um outro parceiro dele, o Rival, do Una. Antes de morrer, ele andava com o Joel da R.B. O cara era muito considerado. Nesse tempo, teve um outro moleque que começou, parou e agora anos depois estou de volta, o Tibi da Q.S também. Tem uma galera que voltou aí nos últimos cinco anos.Valeu Xisto da R.R pelos comentários. Um salve pra toda essa galera que fez a história das turmas de Belém, é um salve pro criador desse espaço de encontro dos amantes da arte da pichação. Aqui é a nossa réu. Flávio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio! Um salve ! Vc escreve bem amigo!
      Realmente acho q vc devia gostar muito do MOSAICO Eu tive a oportunidade de Jogar com ele numa tela na TAMANDARÉ , kkk Nesse dia estávamos jogando qdo varou o vigia com uma corrente e ele jogou a lata pra mim mas pegou na minha cabeça kkk Comecei em 86 e parei em 92 qdo passei num concurso público! Realmente esse ano se foi um cara muito bacana esse MOSAICO ! UM FORTE ABRACO AMIGO !

      Excluir
  36. Só quem viveu nessa época, sabe como é bom ler essas histórias

    ResponderExcluir
  37. Pode crer conheci e andei com muitos da geração 80/90. Morei ali na bailiki hoje ferreira cantão. Tempo bom era mulecote em 87 mais curtia a pichação fui falange. Onde conheci muitos dinossauros da city. Conheci os caras da Ban. Onde o kiko ban puxava a rapaziada. Area.taxs.etc.
    Ali na batista campos tinha a bc e rr.
    Conhecia alguns tambem. Tinha a galera do can.terror.rb ja no fim da decada de 80 começou as guerras sangrentas entre rb e terror. E outras gangs que começaram a demarcar territorio e disputar na city quem pixava mais e sem falar na queimaçao que gerou tambem muita treta.em 90 fui pra vandalismo onde conheci uma rapazida que tambem marcou presença na historia da pixação no pará.so quem viveu aquele tempo que pode realmente falar com conhecimento como foi bom.
    Outras galeras que tambem que marcaram foi,arruaça,bd,dd,sp,proteçao,sat,qs,gs,dm,tp,rp,nc.tt.np.sb.sujão.ps.ds.de.anarquia.agressão.tn.rg.ms.etc...

    ResponderExcluir
  38. convivi com todos os qs, mosaico, cifo, rival, revoltado, dark ,serio, bob, cica , mascote, bebe, leopardo, seax, nego osca, satanico,bokero,grito,sak, suat ,roca,bek,sek,denis,thor,bomba,malk,sooma,tif,buba,droga,arara,stalo,skap,dentre outrs que agora esqueci mas vejo que uns e outros ainda estão em atividade ,eu parei sou um servo de Deus hoje mas cuti muito essa epoca e sinto saudade dos amigos tantos dos vivos quanto dos mortos ,abraços.

    ResponderExcluir
  39. Bom dia Realmente ainda hoje com 43 anos fico relembrando sobre anos 80... época do Cant Anarquia Praça da República, eu lembro ainda que nos anos 80 Belém recebia muitos turistas de fora mais com aimmento da violência e gangs diminuiu mais a cidade hoje desenvolveo. . Tão anos 80 parceiro pivete que tinha nome de Erik rapaziada da Bailic Taxinha Fernando Som todos Brothers nos fomos a essência onde tudo começou i eu era um dos mais Novos na época .. mais vi muita coisa ruim e.muita coisa Boa também .. tive uma amiga que chamava Pedrita do ano de 1987 ela tava em todos os picos Gemini sempre

    Gemine onde o agito jogou um figura la de cima que não consigo lembrar o nome estávamos todos ao lado de fora .. Só escutamos o barulho parando tudo desespero .. dae fechou o gemine terror vs rb que foda mais não relato tanto sobre 80 mais quem aproveitou que bom pq já passou mesmo e não volta mais ... abraços vudalack 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de conhecer o vudalack. Sou pastor e jogava Dinho da bd e rb e van
      981968377. PR rinaldo rocha

      Excluir
    2. estou me formando em história, e estou buscando material pro meu tcc, minha linha de pesquisa é as gangues, smp me interessei, se vc puder me da uma entrevista sobre a tematica seria muito grato. 91 983735437 Caio

      Excluir
    3. Verdade VUDALACK! Nós somos a essencia onde tudo começou! Conhecí esses 3 amigos aí, realmente muito amigos mesmo : Pivete (Érick) , Taxs da BAN e o Som q depois foi pra R/R ... Vc fala como ocorria na época , conhece! Um forte abraço do XISTO R/R

      Excluir
  40. SO HISTORIA LEGAL.....INDIO (EX MALUCOS ) HOJE CRISTAO.....VALEU GALERAS VCS TEM MUITA HISTORIAS PRA CONTAR.....

    ResponderExcluir
  41. pena que nao sou dessa epoca tenho 25anos smook t.sujao kkk

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Bons tempo da radio carinho a galera se reunia no coreto na praça da República.todos em começo de carreira. Surfistamaluco.geo barby.virgilianotarado.ana raio.lobinho.psycose com a turma da cce da terra firme kkk só saudades.

    ResponderExcluir
  45. Presencie os anos 90 com as.guangues da época terror Dm.tt.malucos.tu.qs.arruaça. pipoca dançante palácio dos bares e bolero saudades

    ResponderExcluir
  46. Vivi essa época também. Guardo boas e más lembranças! Final da década de 80 e pegando toda a década de 90. Não era muito de Pixar, mas sempre acompanhava a galera quando íam riscar. Morei um tempo no PAAR, lá conheci alguns moleques, gente boa da galera da (D.E). “PIXOTE,o irmão dele, O CARA DE PRIXE, LOBÃO, RASGA,BABY, SARDINHA, BÔBY, SOCIAL, SONO, TÔLY, NEGO GAYA e DOUGO, ambos irmãos do AIPI, DEMY e outros. Lembro ainda do POEX, DEMO, DAM, PUC. Quase sempre, estava com os moleques da “AGREÇÃO", TERROR, VANDAR, BENGUE, MORCEGO,FIFA, MONTANHA, MACARRÃO, KAM, BRUNO, AERIAL, GREGO e outros. Fui morar no bairro do ICUÍ, em 1992, Conheci uns muleques alucinados e criamos ali a (M.B), e foi um período muito louco no Icuí. Começamos com “CINCO MOLEQUES", LOC, GORDO, LOY, PUPE, SOLY e TROI(EU). Em 4 meses, já éramos quase 80 moleques! Todos os Sábados,marcamos presença no “CLUBE DE NATAÇÃO”, que depois, passou a se chamar “NOSSO CLUBE”.
    Hoje, eu sou Pastor na Assembleia de Deus. E fico feliz em saber que muitos daquela época, são hoje pais de família, alguns são servos do Deus altíssimo como, O RUSSO, que era da ANARQUIA, hoje é pastor e nos encontramos com muita frequência. O IOF, hoje é Missionário. O MICKEY da VANDALISMO, é pastor lá em Goiânia. O BART, hoje é evangélico.
    Fica a lembrança daqueles que já se foram. E sempre que posso vou visitar alguns que ainda se encontram presos.
    Só quem viveu tudo isso, entende!
    Que Deus abençoe a todos!!

    Ass: Rui Oliveira

    ResponderExcluir
  47. Gostaria de saber onde anda o Juca da terror sem da p.f e terror

    ResponderExcluir
  48. Faltou falar das gangues da cidade nova..galera do dois (G2), comando diabólico (CD)

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Vivi tudo isso foi realmente um tempo de muitas descobertas e mudanças no Brasil. Eu pichava RATO DE PRAIA R.P,era da Nativo. Era muita aventura bons tempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rato de Praia , lembro sim ! Era um ratão fazendo o hang loose nos dedos kkkk. Vc desenhava muito bem amigo ! XISTO R/R 1986

      Excluir
  51. COMECEI NA SUJAO DA PEDREIRA , PICHAVA FACE, NO TEMPO DO LAMPIÃO, LOBÃO, BATATA, E OUTROS , DEPOIS FUI PARA A VAN DO CURIÓ, ONDE FIZ MUOTOS AMIGOS , DEMY, PET, AIPI, MUNIRA E OUTROS, ATE CHEGAR A COMANDAR A CÃES DE ELITE DO CORDEIRO DE FARIAS,ONDE FIZ A PONTE PARA UNIR COM A VAN . MEUS SENTIMENTOS A FAMILIA DE TODOS QUE PARTIRAM, E MIMHAS SAUDAÇÕES AOS SOBREVIVENTES , NOSSA ÉPOCA SERA INESQUECIVEL , VOCÊ PODE ATE SAIR DA HISTÓRIA, MAIS A HISTÓRIA NAO SAIRA DE VOCÊ.

    ResponderExcluir
  52. Fiz parte de uma gangue de Marituba que se chamou RD ratos diabólicos éramos rival com os M.M era muita onda na praça matriz de Marituba isso tudo no começo dos anos 2000 nós éramos Quik silver riscava ira

    ResponderExcluir
  53. Finado instântaneo.era muito falado na epoca

    ResponderExcluir